O Que É Memória RAM E Como Escolher?

A memória RAM (Memória de acesso aleatório ou do inglês Random Access Memory) faz acesso a arquivos armazenados no computador, permitindo a leitura quando requeridos, de forma não-sequencial. O armazenamento do conteúdo nesse tipo de memória é temporário.

Ela é um chip composto por milhões de transistores e capacitores. Quando o capacitor está carregado, o sistema faz uma leitura com base no código binário, o que acontece em poucos milésimos de segundos.

uol

O que levar em consideração na hora da compra?

Primeiro deve ser definido o tipo de uso do computador, se para uso comum, como navegação na internet, acesso a programas básicos que não exigem tanto ou se é para rodar jogos, fazer edições de imagens e vídeos que exigem uma performance melhor.

O formato de RAM também é importante e deve ser consultado o manual da placa-mãe para escolher um compatível:

DRAM (memória dinâmica de acesso aleatório) costuma ser mais lenta e mais barata. Ela possui um transistor e um capacitor que formam uma célula de memória. Enquanto o capacitor conserva o bit de informação, o transistor age como um controle, que permite ao chip ler o capacitor ou mudar seu estado.

SRAM (memória estática de acesso aleatório) possui um circuito em uma forma conhecida como Flip-Flop, que contém quatro ou seis transistores e fios. Ela é mais rápida que a primeira, porém ocupa mais espaço que uma DRAM, e é mais cara pois, a quantidade de memória que se tem por chip é menor.

A DDR (taxa dupla de transferência) possibilita a transferência de dois dados simultaneamente.

maxresdefault

Ainda existem os mais antigos: SIMM, single in-line memory module; o DIMM, dual in-line memory module e o RIMM, Rambus in-line memory module (para desktop) e SODIMM (para notebooks).

Dual Channel é o recurso que possibilita o chipset ou o processador de comunicarem-se com dois canais de memória ao mesmo tempo, fornecendo assim, o dobro de largura de dados do barramento.

slots for DDR3 RAM

Outras características a serem consideradas são a largura que nos diz o número de bits que podem ser enviados e a velocidade do barramento que diz o número de vez que esses bits podem ser enviados a cada segundo e é medido em hertz, não podendo deixar de levar em consideração a latência, que é o atraso da taxa de transferência quando se envia o primeiro bit (quanto menor melhor).

A taxa de transferência é importante na hora da escolha, pois não adianta a memória ter uma frequência alta e a frequência do sistema ser menor, pois a taxa do sistema vai limitar a da memória RAM.

Atenção: Sistemas de 32 bits reconhecem, no máximo, até 4 GB de RAM.

0018820_memoria-notebook-8gb-ddr3l-1600-kingston-kvr16ls118-low-voltage-135v-box_600

Fonte: Techtudo

Imagens: UOL, Techtudo, Wikimedia Commons

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s