Novidades Do Primeiro Dia Do Google I/O 2017

Iniciou nesta quarta (17), o festival anual de desenvolvedores, Google I/O realizado no Shoreline Amphitheatre Mountain View, Califórnia.

A conferência começou com o CEO Sundar Pichai mostrando os números de usuários e acessos aos produtos e serviços da Google.

usuarios-ceoprodutos

Para o Gmail, a empresa apresentou o Smart Reply, que facilita o envio de mensagens. Através do machine learning (aprendizado de máquina), o recurso fornece aos usuários um total de três respostas geradas por computador com base no contexto da mensagem que ele estiver respondendo. O recurso permite envio de respostas rápidas por e-mail através do smartphone e estará disponível tanto para Android quanto para iOS.

unnamed (2)

Ainda na pegada de inteligência artificial, a companhia apresentou o Google Lens, uma funcionalidade que permite a câmera do Android ler e interpretar o que estiver vendo. A tecnologia foi demonstrada apontando o aparelho para uma flor, e o Lens foi capaz de dizer exatamente qual flor era. Também foi demonstrado como o Lens é capaz de mostrar informações de um estabelecimento ou se conectar a uma rede pública de Wi-Fi bastando apontar a câmera do aparelho para as informações de conexão.

lens

Outro anúncio foi sobre o Google.ai, que visa democratizar as vantagens das pesquisas mais recentes no campo da inteligência artificial. Na página Ai Experiments, o público terá acesso a experimentos que mostram o progresso da empresa nesse setor.

Já o Google Assistant está mais inteligente, sendo que a maior parte das respostas é baseada em conversação natural e não apenas palavras-chave. A ferramenta será disponibilizada também para iPhone, mas não substituirá a Siri. Inicialmente o recurso está disponível somente para os EUA, sendo oferecida futuramente em português.

google-assistant-iphone

O Assistente usará o Google Lens para algumas tarefas, por exemplo, ao apontar a câmera para o cartaz de um filme, o compromisso será adicionado diretamente na agenda do usuário.

assistant

O novo Google Home será lançado com algumas novidades: a possibilidade de fazer ligações telefônicas totalmente sem toque (“hands free”). Como o aparelho identifica a voz do usuário, quando ele pedir “ligue para a minha mãe”, por exemplo, o aparelho automaticamente fará o telefonema para a mãe daquele usuário. Caso outra pessoa, diga o mesmo comando, o Home telefonará para a mãe desta outra pessoa, sem confundir os contatos de cada um.

Além disso, o Google Home será compatível com o Spotify, Deezer e SoundCloud. Com o suporte Bluetooth, será possível reproduzir músicas em seu Android ou iPhone, que serão tocadas no Home.

O dispositivo será compatível com monitores e TVs. Quando uma pessoa perguntar como está sua agenda de compromissos, por exemplo, o sistema poderá exibir seu calendário diretamente em uma tela.

O produto será lançado no Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha e Japão nos próximos meses.

Sobre o Google Photos, a primeira novidade é o “Suggested Sharing”, que reconhecerá os integrantes de uma fotografia e automaticamente mostrará a opção de compartilhar a imagem com aquelas pessoas. E o sistema enviará um SMS para cada pessoa que estiver na foto, caso eles não sejam usuários do Google Photos, para que eles também recebam a imagem em seus dispositivos.

A outra novidade são as “Shared Libraries”, que permitirão compartilhar automaticamente a biblioteca de fotos com outros usuários. Por exemplo, ao tirar uma foto de sua família com o seu celular, o recurso compartilhará a imagem com as pessoas presentes na imagem, desde que estejam conectadas com a sua biblioteca.

1

Além disso, o Google Photos identificará as melhores fotos e possibilitará o recebimento dessas imagens impressas em um álbum impresso. Também oferecerá o álbum físico quando identificar certa quantidade de fotos tiradas em um mesmo evento.

Sobre o YouTube Live, a companhia trará o recurso “Super chat”, que permite a fãs e criadores de conteúdo interagirem durante uma transmissões ao vivo. Os espectadores podem comprar Super Chats para destacarem mensagens dentro do stream de bate-papo ao vivo.

youtubego

O YouTube, trará também, a possibilidade de assistir a vídeos em 360 graus no aplicativo para TVs.

No evento também foi anunciado o Android O, futuro sistema operacional móvel que está em desenvolvimento, contando com a divulgação de dois recursos importantes: o “Fluid Experience” que deixa a experiência de uso do Android mais fluída e permitirão assistir a um vídeo no YouTube enquanto utiliza outros aplicativos e o “Vitals” que visa tornar o smartphone mais seguro e saudável.

google-android-o-759

Outro novo recurso é o “autofill”, que completará automaticamente certas palavras e frases com base em seu contexto.

O “Smart Text Selection” identificará quando o usuário desejar selecionar mais de uma palavra que compõe um endereço, e automaticamente selecionará o endereço completo para ser copiado. Além disso, o tempo de inicialização do Android O será muito mais rápido do que o do sistema atual. E para os desenvolvedores foi anunciado o suporte a linguagem Kotlin no Android.

Já o Android Go trará o uso de Apps repaginados para consumir menos memória e serão oferecidos por meio de uma outra versão da Google Play. O melhor é que, a opção de instalar o Go estará disponível para todos os usuários Android.

android o

O teclado Gboard agora suporta 191 idiomas, e se você precisar enviar mensagens em uma língua que o usuário não domine a escrita, ele poderá falar em alto e bom som o que você deseja enviar, e o sistema do teclado detectará o que foi dito, mostrando tudo por escrito.

teclado

Sobre Realidade Virtual, o Daydream passará a ser suportado pelos smartphones Samsung Galaxy S8 e S8 Plus, e o próximo flagship da LG também será compatível com o dispositivo de VR do Google. O headset de realidade virtual passará a funcionar no modo “stand alone”, não dependendo mais exclusivamente do smartphone para funcionar.

A empresa está trabalhando com a HTC, a Lenovo e a Qualcomm para tornar viavel essa tecnologia.

vr

Com o Tango, o Google vem trabalhando em uma tecnologia que chamaram de VPS (“Visual Positioning Service”), que mapeia objetos de lojas físicas para facilitar as compras dos clientes.

VPS

 Quanto à educação, com Expeditions, a Google deseja auxiliar professores a levar conhecimentos aos alunos por meio da VR, que passará a contar também com a realidade aumentada para ampliar ainda mais as possibilidades de ensino às crianças.

Expeditions

O CEO da gigante encerrou o primeiro dia de Google I/O anunciando o Google for Jobs, que ajudará os usuários na busca por um novo emprego. Quando estiver procurando por vagas pelo Google Search, o sistema entenderá que o usuário está procurando emprego na web, e destacará os anúncios de vagas que estiverem de acordo com o seu perfil. Para isso, a empresa fez parcerias com o LinkedIn, Facebook entre outros.

Assista a apresentação completa clicando aqui.

Fonte: Youtube, GoogleGoogle I/O 2017 Keynote

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s