AMD Threadripper

A plataforma AMD Threadripper representa a primeira gama de processadores de desktop high-end da equipe vermelha e, possivelmente, as CPUs mais excitantes da AMD que conseguimos lembrar. Como a Intel, eles estão levando sua nova tecnologia de servidor para os entusiastas de PC.

23588-ryzen-threadripper-chip-standard-text-1260x709

A expectativa atual é que toda a gama Threadripper incluirá 9 versões. Variando do Threadripper 1900 de dez núcleos para o Threadripper 1950 de 16 núcleos, cada versão possui 64 pistas PCIe (como Jim Anderson, da AMD, revelado na Computex). Isso permitirá que os entusiastas criem PCs monstruosas com matrizes de placas gráficas quad e uma série de SSDs PCIe RAID.

A gama Threadripper também é composta por 32 MB de cache L3 em toda a placa, juntamente com 512 KB de cache L2 por núcleo, colocando os principais chips de 16 núcleos em 40 MB de cache total L2 e L3.

23588-threadripper-ryzen-pib-750x859

Em termos de requisitos de energia, as CPUs de dez e 12 núcleos terão 125w TDPs e as top especificações monstros de 14 e 16-core serão executados até 155W TDP. Ainda não sabemos o que os competidores processadores Core i9 da Intel conseguirão bater quando forem lançados, mas os chips de Skylake-X de seis, oito e dez núcleos têm um TDP de 140W.

Outra novidade é que o Threadripper será compatível com o DDR4 de quatro canais – outra vantagem quando comparado às CPUs de alta qualidade da Intel.

AMD-Threadripper-and-Ryzen-APU

Chipset x399

As placas mães que receberam o novo processador veem equipadas com o novo chipset X399 e o soquete TR4, que por sua vez traz grande mudanças, a configuração LGA com 4.094 pinos.

Em todas as gerações de CPU de desktop anteriores da AMD, eles usaram o design da matriz de pinos (PGA) que possui os pinos no processador e as conexões no soquete. O layout LGA troca isso fazendo com que a própria CPU seja mais robusta e o soquete mais delicado. A AMD, no passado, exaltava as virtudes do sistema PGA, pois faz a produção do processador mais barata e permite que elas passem as economias ao consumidor.

ryzen_threadripper_socket-100724183-large

A outra questão com esses soquetes é que eles são difíceis e, portanto, onerosos, de fabricar. E, por causa desses 4.094 pinos, haverá mais possibilidade de RMA.

Os preços finais para as CPUs inaugurais AMD Threadripper foram reveladas pela companhia. O Ryzen Threadripper 1950X, de 16 núcleos / 32 threads, vai ao varejo por US $ 999.

O único processador da linha que vai ser lançado em agosto sera o de 12 núcleos 24 thread Ryzen Threadripper 1920X e sera vendido em revenda por US $ 799.

via: pcgamesn

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s